Sê quem cê é.

19:35 Ísis Higino 0 Comments

Bento, garçom de um boequim esquina, com cheiro de cigarro e perfume, chegando todo dia de bicicleta e dando boa noite pra quem lhe sorrisse. Cantava de noite como pagamento meio dado pelo serviço quase não feito, afinal virava as noites de conversa com Dona Joaquina, a dona do bar.

Bento do cartão de feliz aniversário e da festa surpresa que incluía ele, a netinha da Joaquina e o moço que lavava as louças chamado Cris. Bento do sorriso murcho, que falava libras porque a mãe era surda, Bento do nome falado com o n bem enjoado porque era assim que Dona Joaquina dizia.

Vez por outra ela dava um beliscão enquanto ele fumava, pois onde viu isso dá câncer menino!
Nada, Dona Joaquina. Fumar é sexy. E sorria todos os dentes de aparelho ortodôntico enquanto apagava a chama só pra ver ela sorrir das meninas que ele não atraía. Vai lá, muleque. Dizia ela enquanto aporrinhava com umas batidinhas nas costas. Vai lá que aquela ali sorriu pra você.

Bento aqui, Bento acolá, Bento que levava uns esporros das minas por ser um brincalhão. Ele era uma compilação de livros velhos enfiados na ponta do nariz, de um tênis furado e cachinhos crespos bons de enrolar. Tinha uma beleza que não acreditava que tinha e fingia que era bom de piada, mas é mentira porque ele era mesmo. Ô Bento, você que assina bilhetes de amor com o nome ao contrário achando que ninguém vai saber, só porque acha que é esquisito demais pra alguém dar valor numas letras tortas e sem maiúscula que você escreve no meio da madrugada: sê quem cê é.

Se quem cê é que vale mais que ser aquele que já foi. Se pá você era melhor no stand up que com o violão. Ou quem sabe até arranjava um jeito de fazer piada cantada. Eu sei que você acha que não, e que na verdade tem muito medo de público e do que as pessoas vão dizer. Mas xou te contar um segredo: é todo mundo assim. E a maioria dos que sobem no palco pra se vangloriar só têm a mais que você a coragem de pôr o pé na estrada. Quem acredita demais no que é não tem a sua humanidade no fundo dos olhos que entende as feridas que vão dentro de cada um. E quem melhor que você, pra ser quem você é? Vai lá, Bento. Eu tô sorrindo procê.

"Lua beija Marrie.
É só um beijinho de leve nos lábios,
E ela o retribui.
Às vezes as pessoas são bonitas,
Não pela aparência física.
Nem pelo que dizem.
Só pelo que são." -  Markus Zusak, Eu sou o mensageiro

0 comentários: